• Nederlands
  • English (US)
  • Deutsch
  • Vlaams
  • Svenska
  • Français
  • Español
  • Italiano
  • Dansk
  • Norsk
  • English (UK)
  • Suomi
  • Português
  • Polski
  • Deutsch (CH)
  • Deutsch (AT)
  • Avaliações dos Clientes
  • 8.3 / 10 Número de opiniões: 1793
Precisa de ajuda?
+351 308 805 484
Visão geral do artigo

Seguros e franquias

De que tipo de seguros precisa? O que acontece se incorrer em danos/prejuízos? E como é que a franquia funciona? Pode ler tudo isso nesta página. Assim fica com a certeza de ter tudo bem organizado, e poderá alugar um carro sem se preocupar. Não lhe apetece pensar nisso? Nesse caso visite a nossa seleção Sem Preocupações, pois esses carros satisfazem os requisitos mais importantes.

Seguros e franquias

Seguros padrão incluídos

O seguro padrão incluído contra danos/prejuízos e furto/roubo oferece uma boa cobertura em caso de danos ou furto/roubo do carro de aluguer. Preste atenção à sua franquia.

Seguro contra danos/prejuízos (CDW)

Em caso de danos/prejuízos o seguro Collision Damage Waiver, CDW (contra danos e prejuízos) cobre a maior parte dos custos. Mesmo quando o acidente seja culpa sua e você provoque danos/prejuízos ou por exemplo caso o carro fique totalmente irrecuperável. Atenção: pagar uma franquia é frequente. Os danos/prejuízos causados a pneus, vidros, espelhos, chassi, tejadilho, parte interior e chave nunca são cobertos.

Seguro de responsabilidade civil RC (TPI)

Os danos materiais ou físicos inflingidos contra um outro carro ou pessoas que não se encontrem no seu carro de aluguer, são cobertos por um seguro de responsabilidade civil. Este seguro é também conhecido como seguro contra terceiros. A cobertura do mesmo é suficiente na UE, mas fora dela esta cobertura pode não ser suficiente. Verifique com a sua locadora como isso funciona e subscreva qualquer cobertura adicional no local.

Seguro contra furto/roubo (TP)

Um carro furtado/roubado fica maioritariamente coberto por um seguro contra furto/roubo. Isso só se aplica ao carro propriamente dito, e por isso não inclui os pertences contidos no carro. Estes serão reembolsados pelo seu seguro de viagem, desde que o tenha, claro. Atenção: o seguro contra furto/roubo envolve também uma franquia.

Franquia: subscrever ou não a cobertura?

Por muito bem seguro que o seu carro esteja, muitas vezes terá ainda que lidar com uma franquia. O valor da quantia a pagar varia por locadora. Esse valor é, no entanto, geralmente bastante mais elevado do que a franquia que normalmente paga pelo seu seguro automóvel. Por isso faz sentido cobrir a sua franquia.

Manter a sua franquia

Se incorrer em danos/prejuízos, ou se o carro de aluguer for furtado/roubado, paga uma franquia. Além disso, terá que pagar adiantadamente (à cabeça) uma caução substancial por meio de um cartão de crédito válido e que esteja em seu nome.

  • A franquia geralmente é elevada
  • O valor da caução é elevadoEm caso de danos/prejuízos ficar
  • lhe-á muito dispendioso.

Cobertura da sua franquia

Mesmo subscrevendo a cobertura da sua franquia, terá primeiro que pagar uma caução. Caso incorra em algum dano/prejuízo, essa caução será deduzida do seu cartão de crédito pela locadora. Nós reembolsaremos em seguida essa quantia.

  • Mais barato do que os seguros locais
  • Recebe sempre o reembolso da caução
  • Paga uma caução no local

Sem franquia

Optou por um carro sem franquia? Então, na maioria dos casos, não paga absolutamente nada. Por vezes paga ainda uma caução no local, mas esta é contudo mais baixa. Em caso de danos/prejuízos, os mesmos serão reembolsados pela locadora.

  • Sem caução ou com uma caução muito mais baixa
  • Tudo organizado, sem problemas
  • Valor de aluguer mais elevado

Perguntas frequentes

Poderá ler a seguir as perguntas mais frequentes e as respetivas respostas, a respeito de seguros e franquias. Não encontra aqui a sua pergunta? Nesse caso entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em ajudá-lo/a!
Porque é que tenho que fazer uma cobertura de franquia convosco, e não localmente na locadora? Isso é possível, mas acaba geralmente por ficar bastante mais dispendioso. Além disso, é muito bom saber com antecedência o que irá gastar totalmente com o seu carro de aluguer. Se organizar tudo através da EasyTerra, receberá imediatamente um preço total, mas ao organizar parcialmente no local incorrerá em custos adicionais. Necessito de mais seguros do que os seguros padrão incluídos? Em princípio, estará bem coberto pelos seguros padrão que subscrevemos para si, quando aluga um carro através da EasyTerra. Mas claro que poderá sempre optar por subscrever seguros adicionais. Um Seguro de Proteção contra Acidentes Pessoais (PAI) e Cobertura de Bens Pessoais (PEC), por exemplo. Este seguro cobre os ocupantes e a bagagem do seu carro. O que é uma cobertura ampla? Os danos a vidros, pneus, tejadilho e chassis nunca são abrangidos pela cobertura de um seguro. Estes terão que ser pagos por si, mesmo tendo um bom seguro e cobertura de franquia. Caso pretenda ficar 100% seguro, poderá subscrever uma cobertura adicional para não ter que pagar esse tipo de danos. Esta opção é-lhe oferecida durante o processo de reserva. Efetuei cobertura da minha franquia, o que acontece agora se o meu carro sofrer danos/prejuízos ou for furtado/roubado? Isso é muito simples. Logo que tenha incorrido em danos/prejuízos ou se o carro de aluguer tiver sido furtado/roubado, entre em contacto connosco. Para podermos reembolsar a franquia, iremos necessitar dos seguintes documentos seus:

- Contrato de aluguer
- Relatório de danos da empresa de aluguer de carros
- Auto da polícia ou notificação por escrito da polícia perante um sinistro unilateral
- Uma prova de pagamento e/ou uma cópia do extrato do cartão de crédito

No voucher que recebe por e-mail após a sua reserva, está exatamente descrito o que necessita de fazer em caso de danos/prejuízos ou furto/roubo.
A empresa de aluguer local diz que, além da cobertura de franquia, tenho ainda de fazer um seguro adicional com eles. Isto é verdade? Os funcionários da empresa de aluguer no local podem ser muito convincentes. Logicamente, uma vez que os mesmos ganham muito dinheiro à custa dos seguros que lhe tentam impingir. Por isso não se deixe persuadir a subscrever todo o tipo de seguros adicionais; isso geralmente não é necessário. Poderá contudo acontecer que tenha, por exemplo, que cobrir a franquia no local, ou que tenha que aumentar a cobertura do seguro RC. Se assim desejar, evidentemente. O que é EasyTerra? Há atualmente tantos fornecedores de carros de aluguer que até se lhes perde a conta. Por isso começamos a EasyTerra, não é à toa que o nosso nome inclui o termo "easy"; fazemos questão de lhe facilitar a vida. Fazemos isso comparando todos os fornecedores com base nos seus desejos. Desse modo encontramos o carro mais barato e mais adequado para as suas férias.