É maravilhoso passar uns dias na costa leste caribenha do México, também conhecida como a Riviera Maia. Lindas praias de areia larga, palmeiras que sussurram ao vento, um mar azul-celeste e tudo isto enquanto desfrutas de cocktails exóticos. Um paraíso para os amantes da praia, praticantes de snorkeling e mergulhadores. No entanto, seria uma pena passares as férias inteiras só num resort à beira-mar, porque a península de Yucatán tem muito mais para oferecer: ruínas antigas impressionantes, encantadoras cidades coloniais, selva densa, mangais, zonas húmidas e locais fantásticos para nadar nos muitos cenotes (fontes de água doce). Vai à descoberta e aluga um carro logo à chegada ao aeroporto de Cancún ou mais tarde em Playa del Carmen ou Tulum.
A questão é saber que locais de interesse podes visitar. Isso depende, claro, dos teus interesses, mas sobretudo do tempo que tens à tua disposição. Por isso, vamos descrever aqui uma viagem de carro alugado pelo Yucatán, além de três opções para prolongar essa viagem. Claro que podes combinar à vontade e organizar o itinerário totalmente de acordo com o que quiseres.
Quando escrevemos «Yucatán», estamos a referir-nos a toda a península. Na verdade, existe também um estado federal chamado Yucatán, mas este abrange apenas a parte norte da península. A faixa costeira das Caraíbas fica na península de Yucatán, mas no estado de Quintana Roo. Alguns dos principais locais de interesse maia da península situam-se no estado de Campeche.
Esta viagem de carro é perfeita se quiseres conhecer a rica história e a cultura vibrante de Yucatán, sem passares muito tempo ao volante do teu carro alugado. Vais passar por locais históricos importantes e cidades encantadoras, enquanto desfrutas das delícias culinárias locais.
A partir do aeroporto de Cancún, demoras cerca de duas horas de carro até à cidade de Tulum. É um sítio fantástico para começares a tua viagem de carro, porque tem um pouco de tudo aquilo pelo qual Yucatán é conhecido: sítios arqueológicos, praias de areia amplas, alguns dos melhores cenotes, reservas naturais e restaurantes fantásticos. Aliás, o aeroporto internacional de Tulum está a tornar-se cada vez mais importante, por isso, se voares para lá, podes saltar a primeira etapa desta viagem. Perto de Tulum encontram-se as ruínas da única cidade maia à beira-mar, construída no topo de falésias. O melhor é visitares as ruínas com um guia, para compreenderes melhor o valor histórico e cultural destas construções. Além disso, assim evitas os custos elevados de estacionar o teu carro alugado no parque de estacionamento das Ruínas de Tulum.
Tal como Cancún, Tulum tornou-se entretanto um ponto de referência para quem gosta de sol, mar, praia e diversão. Especialmente a estrada ao longo da Praia de Tulum é uma sucessão de cafés (bastante caros), bares, restaurantes, lojas, clubes de praia e hotéis. Mais tranquilas são as praias perto de Xcacel, a vinte quilómetros a nordeste de Tulum, algumas das quais por vezes estão temporariamente fechadas para proteger as tartarugas marinhas. Nesse caso, a meio caminho entre essas praias e Tulum, podes dar um mergulho e fazer snorkeling no Cenote Manatí, que tem mais a forma de um rio do que de um lago. As grutas subaquáticas entre os dois lagos interligados de Dos Ojes (Dois Olhos) também merecem uma visita, especialmente se gostares de mergulho em grutas.
Um pouco a sul de Tulum, mas a um mundo de distância das praias movimentadas e das discotecas, fica a grande reserva natural de Sian Ka’an. Algumas pessoas pensam que conseguem ter um vislumbre da reserva ao conduzir um carro alugado pela estrada da praia. Não o faças, porque quase não vês nada ao longo da estrada de terra batida cheia de buracos. Além disso, infelizmente, muitas praias ainda estão bastante poluídas. Para uma experiência fantástica, reserva um passeio de barco a partir de Muyil por lagoas azul-esverdeadas cristalinas e riachos sinuosos, rodeados por mangais. Também podes andar de caiaque e, a partir da água, avistar macacos, crocodilos, lamantins das Caraíbas (vacas-marinhas), tartarugas e caranguejos. Além disso, vivem centenas de espécies de aves e peixes nesta belíssima reserva natural. Muyil (também conhecida como Chunyaxché) fica junto à estrada principal 307 e é, por isso, muito fácil de aceder se tiveres um carro alugado.
De carro alugado, chegas em menos de uma hora a Cobá, uma das mais antigas cidades maias, onde se encontra a segunda pirâmide mais alta de Yucatán. Esta Nohoch Mul fica na extensa zona arqueológica, onde o melhor é alugares uma bicicleta para veres todos os vestígios da cultura maia. Recomendamos que comeces o mais cedo possível para evitar a maior afluência e o calor que se faz sentir mais tarde durante o dia.
Perto das ruínas, podes dar um mergulho num dos três cenotes subterrâneos : Multun-Ha, Choo-Ha e Tankach-Ha. Este último tem uma plataforma alta, de onde podes saltar para a água. Estes cenotes ficam a uma curta distância da estrada principal e estão bem sinalizados.
Mais uma hora de carro para noroeste e chegas a Valladolid, mas quando lá chegares parece que o tempo parou. A cidade fica, de facto, num fuso horário diferente e lá é uma hora mais cedo do que no estado de Quintana Roo. Valladolid é uma cidade maravilhosa para passear, por exemplo, pelos bairros pitorescos de La Candelaria, Santa Ana e San Juan. Ao longo da colorida rua Calzada de los Frailes, entre outros locais, encontras lindas casas coloniais. No final dessa rua fica o antigo mosteiro de San Bernardino de Siena, onde à noite se realiza um espetáculo impressionante de luzes e som.
Esta encantadora cidade colonial é um local excelente para provar a gastronomia do Yucatán. Encontras comida verdadeiramente autêntica na cidade, mas evita as zonas turísticas. Saber um pouco de espanhol pode ajudar-te a encontrar um bom restaurante. Além disso, Valladolid é um ponto de partida perfeito para ires de carro alugado visitar os pontos turísticos da região, incluindo uma das cidades mais poderosas da época dos maias: Chichén Itzá.
De Valladolid são cerca de cinquenta quilómetros de carro até Chichén Itzá. Recomendamos que compres os bilhetes online com bastante antecedência, porque esta é a atração mais popular de todos os sítios arqueológicos do Yucatán. O Templo de Kukulkán, ou El Castello, é a pirâmide mais famosa, mas há mais 25 outras construções para admirar, incluindo o Templo dos Guerreiros, Mil Colunas, o observatório astronómico El Caracol e um cemitério subaquático, o Cenote Sagrado. Para compreenderes melhor a cultura maia, uma visita ao Gran Museo de Chichén Itzá é imprescindível. É um complemento fantástico às tuas experiências durante a visita ao sítio arqueológico. À noite, são projetadas imagens no El Castillo, acompanhadas por explicações em espanhol e inglês.
Mesmo a sudeste das ruínas fica um dos cenotes mais bonitos: o Ik Kil. Não é só a água, com um tom azul-esverdeado profundo, que impressiona; sobretudo a vegetação exuberante e as lianas que pendem pelas paredes é que tornam esta fonte de água doce tão especial. Pode ficar bastante cheio por aqui. Muito menos gente sabe encontrar o caminho para o também belo cenote Oxman, mesmo nos arredores de Valladolid.
Não te apetece lidar com a multidão em Chichén Itzá? Então, apanha o teu carro alugado em Valladolid e dirige-te 25 quilómetros para norte. Lá encontrarás Ek’ Balam, um sítio arqueológico que atrai menos turistas, mas que é pelo menos tão interessante quanto. A vista sobre a região a partir da gigantesca Acrópole e do El Palacio Oval é fantástica. Além das ruínas, podes admirar esculturas perfeitamente restauradas.
O cenote X’canche fica bem perto e também é muito menos visitado do que o Ik Kil. Com um pouco de sorte, vais ter a fonte de água doce só para ti.
A caminho de Mérida, a capital do estado de Yucatán, não deixes de fazer uma paragem em Izamal, apelidada de «La Ciudad Amarilla» (a Cidade Amarela), porque todas as casas são pintadas de amarelo. Mas não é só por causa dessa cor que deves fazer uma paragem em Izamal. Nesta pequena cidade há muito para ver, tanto da época pré-colombiana como do período colonial. O enorme convento do século XVI, o Convento de San Antonio, é um belo exemplo de arquitetura colonial. Foi construído com as pedras de uma pirâmide maia que ali se erguia. Algumas outras pirâmides foram preservadas, mesmo no centro da cidade, como a pirâmide dedicada ao deus do sol Kinich Kakmó e a pirâmide de Itzamná, à qual a cidade deve o seu nome. À noite, no pátio do convento, há um espetáculo de luzes e som sobre a história de Izamal.
Se alugaste um carro, a viagem de Izamal até Mérida, a capital oficial, mas sobretudo cultural, do Yucatán, demora pouco mais de uma hora. Podes facilmente passar alguns dias nesta cidade autêntica e acolhedora, com uma história rica e uma bela mistura de arquitetura da época maia e colonial. A Plaza Grande está rodeada por edifícios históricos, incluindo a Catedral de San Idelfonso. As magníficas pinturas murais no Palácio do Governo e no Palácio Municipal contam a história de Yucatán. Também ao longo do Paseo de Montejo vais encontrar um edifício histórico atrás do outro. Além disso, Mérida tem museus interessantes. Não podes mesmo perder o Gran Museo del Mundo Maya. O museu leva-te numa viagem pela história maia. As crianças adoram as partes interativas.
Mérida é um excelente ponto de partida para fazeres uma viagem de um dia de carro alugado até à cidade maia de Uxmal, a cerca de oitenta quilómetros a sul da cidade. O que chama a atenção em Uxmal é o estilo diferente. Por exemplo, a Pirâmide do Adivinho (Mago) tem forma oval em vez de retangular, como a maioria das pirâmides maias. Segundo a lenda, esta pirâmide foi construída numa única noite e quem mais, senão um feiticeiro, seria capaz disso? Uxmal é famosa pelos ornamentos bem preservados, como as cobras esculpidas e os hieróglifos do deus da chuva Chaac na fachada do Palácio do Governador.
Algo totalmente diferente, mas muito divertido, é o Museu do Chocolate, do outro lado da estrada principal 261. Junto ao Planetário redondo, podes estacionar o carro alugado para visitares o Ecomuseu do Cacau, que fica numa antiga hacienda linda. Por falar em haciendas, há algumas bem interessantes para visitares nos arredores de Mérida. Por exemplo, no caminho de volta de Uxmal, podes visitar a autêntica hacienda Yaxcopoil , na aldeia com o mesmo nome. Um pouco a leste de Mérida fica a hacienda Teya, lindamente restaurada, que funciona parcialmente como um restaurante tradicional mexicano.
A viagem de Mérida até Río Lagartos é a etapa mais longa deste circuito, com um total de cerca de três horas. Mas podes fazer uma paragem em Tizimín, uma cidadezinha que quase não é visitada por turistas e que, justamente por isso, vale a pena conhecer. Lá podes visitar as «catacumbas», que não são catacumbas a sério, mas sim túneis debaixo de duas casas, onde as paredes têm relevos esculpidos e pintados. Mesmo à saída de Tizimín, podes dar um mergulho no cenote Kikil.
Muitas pessoas vão de carro de Río Lagartos até Las Coloradas para ver o «Lago Rosa», que na verdade são as bacias de sal de uma fábrica. Se já viste lagos de sal rosa, não precisas de te deslocares até aqui especialmente para isso. Em vez disso, faz um passeio de barco pela reserva natural em torno de Río Lagartos. Ao navegar por entre os mangais, vais ver, entre outros, crocodilos, caranguejos, flamingos e outras aves, incluindo garças, corvos-marinhos, cegonhas e (no inverno) pelicanos. Há um caminho de tábuas que atravessa os mangais de Kambulnah. Além dos passeios pela natureza, podes reservar um barco no porto para ires pescar desportivamente.
É maravilhoso relaxar na praia depois de uma viagem pelo interior. Mas fica a saber que a Riviera Maia não é o único sítio onde podes fazer isso; o estado do Yucatán também tem locais lindos no Golfo do México. Para uma praia fantástica, vai até El Cuyo, que fica a leste de Río Lagartos. O último troço da estrada até lá passa mesmo por uma zona pantanosa e por uma lagoa. Um local intocado, onde podes fazer passeios de caiaque maravilhosos e ver aves únicas. A praia de areia branca de El Cuyo atrai apenas um grupo seleto de pessoas e é, por isso, completamente diferente das praias da costa caribenha. Não há grandes hotéis, mas podes passar a noite em casinhas tradicionais de madeira mesmo à beira-mar. Lembra-te, no entanto, que por vezes não é possível nadar aqui devido à forte corrente, mas podes dar um passeio maravilhoso pela praia de areia larga e intocada. O kitesurf também é popular por lá.
Muito mais conhecida é a praia da Ilha Holbox, à qual podes chegar a partir de El Cuyo num barco de pescadores. Ou podes conduzir cerca de uma hora e meia até Chiquilá, estacionar lá o teu carro alugado e apanhar o ferry para a Ilha Holbox.
De Chiquilá, são mais de duas horas de carro até ao aeroporto de Cancún; a partir de El Cuyo, a viagem demora mais tempo, cerca de três horas. Algo a ter em conta: El Cuyo fica no estado de Yucatán e, por isso, o relógio lá está uma hora atrasado em relação à Isla Holbox e a Cancún, que ficam ambos em Quintana Roo!
No circuito acima está incluída a cidade maia de Uxmal. Fica no início da chamada Ruta Puuc, repleta de sítios arqueológicos. Não só Uxmal, mas toda esta rota de quarenta quilómetros faz parte da Lista do Património Mundial da UNESCO. Na língua maia,«puuc» significa colina e, por isso, este percurso atravessa um terreno muito mais montanhoso do que o resto de Yucatán. Lá vais ver um estilo arquitetónico muito característico dos maias, que difere do de, por exemplo, Chichén Itzá: elegante, mas ao mesmo tempo muito geométrico. Os ornamentos complexos vão deixar-te boquiaberto, especialmente se pensares que foram feitos sem o uso de ferramentas de metal; tudo foi criado esculpindo pedra a pedra. Se te interessas pela cultura maia, este é um percurso fantástico para fazeres de carro alugado.
A noroeste de Uxmal, podes visitar as Grutas de Calcehtok. São grutas fascinantes que os maias usavam para cerimónias espirituais. Ao longo da estrada estreita Carretera Maxcanu, há uma placa que indica o local para estacionares o teu carro alugado. Durante o dia, há sempre guias disponíveis, a menos que estejam a fazer uma visita guiada na gruta. Nesse caso, espera até que um guia regresse. Não entres na gruta por conta própria, pois há partes muito estreitas e o chão pode estar escorregadio. Os guias oferecem três passeios diferentes, com níveis de dificuldade crescentes: familiar, de aventura e extremo.
No sul do estado de Quintana Roo, a norte da cidade de Chetumal, fica o extenso lago Bacalar, também conhecido como a Lagoa das Sete Cores devido aos seus tons de azul e turquesa. A partir de Tulum, demoras cerca de duas horas e meia de carro até à ponta mais a norte do lago, mas a maioria das pessoas segue até Buenavista ou Bacalar, cidade que dá nome ao lago. Nessa cidadezinha há um forte que os colonos espanhóis construíram para se defenderem de ataques de piratas e de rebeldes indígenas. Reserva um passeio de barco ou faz uma volta de caiaque por conta própria para explorar o lago e os arredores. A meio caminho entre Bacalar e Buenavista, há cincotirolesas que oferecem uma vista fantástica sobre as lagoas e a selva.
De Bacalar, demoras cerca de uma hora e meia a chegar aos sítios arqueológicos de Dzibanché e Kinichná. O trajeto até lá passa por paisagens lindíssimas. Conduz devagar com o teu carro alugado no último troço, porque a estrada estreita tem bastantes buracos. A localização dos grandes templos no meio da selva é de conto de fadas. A subida ao Templo del Buho (Templo da Coruja) é um pouco arriscada, por isso tem cuidado, mas vale bem a pena. A vista de quase 360 graus a partir do topo é impressionante.
Ainda não te fartaste de ruínas? Então segue um pouco mais para oeste, até Xpujil. A zona arqueológica desta cidadezinha não é assim tão impressionante, mas espera até veres os vestígios dos maias em Chicanná, um pouco mais a oeste. As ruínas de Becán são verdadeiramente impressionantes, porque os templos são mais altos. O melhor de tudo é que as ruínas dos templos à volta de Xpujil são pouco visitadas. Com um pouco de sorte, vais poder passear quase sozinho por estas estruturas antigas.
No itinerário acima, incluímos uma viagem de Mérida até Río Lagartos. Muito mais perto de Mérida fica uma reserva natural ainda maior, composta por lagoas, pântanos e mangais, com um nome comprido: Reserva Estatal Ciénagas y Manglares de la Costa Norte de Yucatán. Essa reserva abrange a costa norte, perto da estância balnear de Progreso. Ali, aliás, é um sítio onde principalmente os mexicanos aproveitam o mar e a praia; vês relativamente poucos estrangeiros por lá. A reserva natural é o habitat de algumas espécies ameaçadas. Durante um passeio de barco, podes desfrutar ao máximo do impressionante ambiente natural.
A pequena vila piscatória de Celestún, a oeste de Mérida, é a porta de entrada para a reserva natural Ría Celestún, onde vivem grandes bandos de flamingos e outras aves, como garças e pelicanos.
Se fores fazer uma viagem de um dia a Cozumel, é melhor deixares o carro alugado no continente, porque levar o carro na balsa demora bastante tempo. Mas se quiseres passar vários dias na ilha, um carro é a solução ideal. Se a tua agência de aluguer de carros permitir (confirma isso!), podes levar o carro alugado na balsa. A balsa para carros parte várias vezes por dia de Punta Venado (também conhecida como Calica), um pouco a sul de Playa del Carmen. As balsas costumam estar lotadas, por isso reserva um lugar com antecedência online numa das duas companhias: UltraCarga ou TransCaribe. Os barcos de passageiros partem do cais de Playa del Carmen, têm partidas muito mais frequentes e, além disso, são mais rápidos. Em Cozumel, há muitas empresas de aluguer de carros.
Vale a pena passar vários dias nesta pequena ilha? Pois claro! É um paraíso para os mergulhadores, porque ao largo da ilha há belíssimos recifes de coral, onde podes fazer mergulhos fantásticos. Alguns são só para mergulhadores experientes, mas se quiseres aprender este desporto, também há muitas oportunidades para isso em Cozumel. A costa oeste da ilha é movimentada, especialmente quando acaba de atracar um navio de cruzeiro, mas graças ao teu carro alugado podes dirigir-te para zonas muito mais tranquilas (e bonitas). Há uma estrada em linha reta que atravessa a ilha, o que te permite chegar à costa leste de Cozumel em vinte minutos. A meio dessa estrada, podes visitar as ruínas de San Gervasio, no meio da selva. A costa leste é, na sua maior parte, rochosa, embora haja algumas praias, como a Playa Bonito. Perto de lá, o mar bate com força nas fendas das rochas, fazendo com que a água jorre para cima como uma fonte. A ponta sul de Cozumel é composta por lagoas e é uma reserva natural, Punta Sur. Podes andar de caiaque ou fazer snorkeling e, do farol, tens uma vista panorâmica. Se quiseres visitar o nordeste de Cozumel, vais ter de deixar o carro alugado para trás, porque só se pode circular por lá com veículos todo-o-terreno.
Conduzir um carro alugado pelo Yucatán não é difícil: a península é, na sua maior parte, plana e as estradas principais estão muito bem conservadas. Assim que saíres dessas estradas principais, a situação muda. Muitas vezes, parte do percurso até uma atração ou ponto turístico passa por estradas de terra batida. Estas são fáceis de percorrer se ajustares a velocidade e estiveres atento a buracos e solavancos. O México é famoso pelos redutores de velocidade nas aldeias e cidades. Estes chamados «topes» são propositadamente altos para te obrigar a passar por cima deles devagar. Fica atento a isso, porque nem sempre é fácil ver estes redutores. Se passares por cima deles a uma velocidade excessiva, podes causar danos no teu carro alugado.
Em algumas estradas principais do Yucatán, tens de pagar portagem. Essas estradas de portagem são identificáveis pelo sufixo «D», que significa «direto». Entre Cancún e Mérida, passando por Valladolid, podes escolher entre a estrada principal 180 (libre) e a 180D (cuota), que correm praticamente em paralelo. A estrada com portagem 180D é, de longe, a mais rápida; a antiga estrada 180 passa por vilas e aldeias, onde tens de ter cuidado com os famosos redutores de velocidade. A rota antiga demora mais tempo, mas também te dá mais aquela sensação autêntica do México. E, se estás de férias, não podes mesmo perder isso. No entanto, às vezes só queres chegar depressa ao destino e optas por uma estrada com portagem. Começa uma longa viagem numa autoestrada com o depósito cheio, porque, por incrível que pareça, há poucos postos de abastecimento ao longo das autoestradas.
A época alta nesta parte do México vai do final de novembro ao início de abril. Nas últimas semanas desse período (ou seja, final de março – início de abril), a costa fica repleta de jovens americanos que se divertem à grande durante o chamado «Spring Break», sobretudo em Cancún e Playa del Carmen. Os meses de verão, julho e agosto, são quentes e húmidos no Yucatán, ou seja, abafados, o que não é nada agradável se quiseres visitar pontos turísticos. Esses meses marcam o início da estação das chuvas, que se estende até novembro. Mas não penses em dias inteiros de chuva, sim em fortes trovoadas com muita precipitação num curto espaço de tempo, muitas vezes à tarde.
Esperamos ter-te convencido de que alugar um carro é, de longe, a melhor maneira de viajar pelo Yucatán. Claro que há excursões organizadas para locais emblemáticos como Chichén Itzá, mas se alugares um carro, podes decidir por ti próprio quando ir e evitar mais facilmente as aglomerações. Além disso, com um carro alugado, podes sair dos circuitos turísticos habituais e visitar locais menos conhecidos. Aluga um carro e parte à descoberta do melhor da história, da cultura e da beleza de tirar o fôlego da península de Yucatán!
Às vezes, as empresas de aluguer no México tentam empurrar-te extras quando vais buscar o carro, como um seguro «absolutamente necessário». Por isso, o melhor é escolheres um carro com o nosso selo «Worry-Free ». Assim, ficas bem segurado e a tua franquia está coberta, para que possas recusar com tranquilidade as «ofertas» da empresa de aluguer local.
Qual o seguro a escolher e como lido com o depósito? Leia os nossos artigos com informações e dicas úteis e certifique-se que opta pelo carro de aluguer que melhor se lhe adequa.