Avaliações dos Clientes 8.4 / 10
Desde 2005 que comparamos os preços do aluguer de carros
EUR (€) (PT)
  • Nederlands
  • English (US)
  • Deutsch
  • Vlaams
  • Svenska
  • Français
  • Español
  • Italiano
  • Dansk
  • Norsk
  • English (UK)
  • Suomi
  • Português
  • Polski
  • Deutsch (CH)
  • Deutsch (AT)
3 de agosto de 2026

Alugar um carro no Suriname: percursos, parques naturais e dicas práticas

Viajar pelo Suriname num carro alugado é mais fácil do que pensas

O colorido Suriname é um destino de viagem fantástico para umas férias repletas de cultura, aventura e natureza deslumbrante. A descontraída capital, Paramaribo, tem um rico património cultural, onde se misturam as influências de vários grupos étnicos: povos indígenas, descendentes de escravos africanos, colonos holandeses, hindus e javaneses. Essa diversidade cultural está presente por todo o país. O Suriname é, por excelência, um caldeirão de culturas que convivem pacificamente.

A natureza do Suriname é imensa e surpreendentemente acessível quando optas por alugar um carro. Ao alugares um carro no Suriname, podes explorar não só Paramaribo, mas também parques nacionais, plantações e áreas naturais remotas. Há imensos sítios bonitos para ver e o melhor de tudo é que o país (ainda) não foi descoberto em massa pelos turistas. Deixa-te inspirar pelas nossas dicas para uma viagem de carro pelo Suriname!

1. Paramaribo

Para a maioria dos viajantes estrangeiros, a capital do Suriname é o ponto de partida da viagem, porque chegam ao aeroporto nacional de Zanderij. É uma cidade que não podes perder durante as tuas férias no Suriname. Se alugares um carro no aeroporto, chegas a Paramaribo numa hora.

Casas coloniais no centro de Paramaribo.
Casas coloniais no centro de Paramaribo.

O centro histórico está repleto de arquitetura colonial. O centro histórico faz parte da Lista do Património Mundial da UNESCO. Graças a este reconhecimento, foram disponibilizados fundos para a restauração das lindas casas de madeira e de outros edifícios. Como símbolo das diferentes culturas, a mesquita e a sinagoga ficam lado a lado, em harmonia, na Rua do Imperador. Outro local especial é a monumental Catedral de São Pedro e São Paulo, construída inteiramente em madeira. Noutra parte da cidade, vais encontrar um templo hindu não menos impressionante.

A sinagoga e a mesquita mais importante de Paramaribo ficam lado a lado, em harmonia.
A sinagoga e a mesquita mais importante de Paramaribo ficam lado a lado, em harmonia.

Na Waterkant, a rua mais antiga e bonita de Paramaribo, que corre ao longo do rio Suriname, encontram-se lindas casas de campo de comerciantes e oficiais militares. Aqui realizam-se mercados todos os dias, incluindo o Craft Market, mas, para ser sincero, esse é um pouco turístico. Para encontrares lembranças bonitas e de boa qualidade, é melhor esperares até te aventurares pelo interior do país com o carro alugado. O que é mesmo fixe é o Djoeka Wojo (Mercado das Bruxas), onde podes comprar remédios à base de ervas e objetos rituais para afastar os espíritos maus. A margem do rio Suriname é um local popular para comer e beber algo ao pôr-do-sol.

O Forte Zeelandia, com um caixote do correio holandês antigo encostado à parede exterior.
O Forte Zeelandia, com um caixote do correio holandês antigo encostado à parede exterior.

No início do século XVII, os holandeses construíram o Forte Zeelandia para defender a colónia. Isso nem sempre resultou, porque os ingleses conseguiram conquistar o forte duas vezes. No Suriname, é especialmente conhecido pelos «Assassinatos de Dezembro», em que quinze opositores de Desi Bouterse foram executados no forte em 1982. Uma parte do forte, que foi lindamente restaurado, está transformada em museu. Também podes ver lá uma farmácia à moda antiga, com frascos de medicamentos antigos em cerâmica.

Um dos dias mais coloridos de todo o Suriname é o Keti Koti, a celebração da abolição da escravatura em 1863. Especialmente em Paramaribo, há grandes festividades com desfiles animados, onde as pessoas se vestem de forma exuberante com trajes tradicionais. A dança e a música, claro, não faltam. O centro das festividades na capital é o Palmentuin, que normalmente é um oásis de tranquilidade, mas não no dia 1 de julho. Aliás, há desfiles dos vários grupos étnicos durante todo o ano.

2. Parque Natural Peperpot

Parque Natural Peperpot, Suriname.

Uma grande vantagem de conduzir no Suriname é que a natureza nunca está longe. A apenas meia hora de carro com o teu carro alugado fica o Parque Natural Peperpot, mesmo junto à ligação este-oeste. Foi criado no século XVIII como plantação de café e cacau. Nos anos 80, a plantação foi abandonada e a zona ficou em decadência. Felizmente, as pessoas perceberam o potencial do local e transformaram-no num parque de 700 hectares com percursos fáceis para caminhadas, ciclismo e canoagem, que atravessam uma natureza exuberante e zonas húmidas. Se gostas de observar aves, não te esqueças de levar binóculos para veres bem tucanos, pica-paus e mais de 250 outras espécies de aves. Também podes ver preguiças, jacarés, formigueiros-gigantes, agoetis e vários primatas, incluindo micos-de-cabeça-de-morte, macacos-berradores e macacos-capuchinhos. Os animais estão mais ativos de manhã cedo, mas também são organizadas caminhadas ao fim da tarde e à noite neste parque natural.

3. Forte Nieuw-Amsterdam

A forma de estrela do Forte Nieuw-Amsterdam ainda é bem visível.
A forma de estrela do Forte Nieuw-Amsterdam ainda é bem visível.

A partir de Peperpot, demoras menos de vinte minutos de carro alugado até ao Forte Nieuw-Amsterdam, do século XVIII. Os holandeses construíram-no aqui, na confluência dos rios Suriname e Commewijne, para proteger a colónia de ataques vindos do mar. Mais tarde, foi usado como prisão. Hoje em dia, o recinto dentro das muralhas em forma de estrela é um museu ao ar livre sobre a história do Suriname e, sobretudo, sobre o cruel sistema de opressão dos escravos. Os africanos escravizados que se revoltavam ou tentavam fugir eram detidos aqui antes de serem submetidos a castigos brutais ou executados, muitas vezes como aviso para os outros.

4. Observar golfinhos (e pássaros)

Dois golfinhos-da-Guiana no rio Commewijne, no Suriname.
Dois golfinhos-da-Guiana no rio Commewijne, no Suriname.

Podes fazer uma excursão para ver golfinhos a partir de Paramaribo, mas se estiveres em Nieuw-Amsterdam, podes organizar isso facilmente por conta própria. Pergunta por aí no cais, perto da esplanada Het Bastion, e vais encontrar rapidamente alguém que te arranje um barquinho. Na foz dos dois rios nadam muitos golfinhos-da-Guiana, que os locais chamam de «profosu ». São mais pequenos do que os golfinhos do oceano e têm uma cor azul-acinzentada com o ventre rosa-claro. É muito divertido vê-los, porque são nadadores rápidos, ativos e acrobáticos. A apenas alguns metros do barco, adoram mostrar as suas acrobacias e saltam bem alto no ar. Além dos golfinhos, durante um passeio de barco vês muitas aves: íbis vermelhos, martins-pescadores, garças, pica-paus, papa-moscas e outras espécies.

5. Antigas plantações

Na época colonial, no Suriname, produziam-se em grande escala açúcar, café, cacau e algodão. Estas plantações tiveram um papel importante na história do país e visitar uma ou mais delas é, na verdade, algo que não pode faltar quando viajas pelo Suriname.

A varanda da casa da plantação Mariënbosch.
A varanda da casa da plantação Mariënbosch.

Podes visitar algumas plantações na margem sul do rio Commewijne com um carro alugado, mas para as plantações na margem norte tens de alugar um barquinho. Podes fazê-lo em Paramaribo, mas também em Nieuw-Amsterdam. Na margem norte fica, entre outras, a autêntica plantação Mariënbosch. A casa da plantação foi lindamente restaurada e podes lá passar a noite. Sentado na varanda com uma bebida na mão, sentes-te como um proprietário de plantação. Não que eles tivessem uma reputação assim tão boa, e isso fica bem claro quando segues o Boni Trail na plantação vizinha de Frederiksdorp: a história de um escravo que se rebelou contra o regime cruel. Nesta plantação, podes alugar casas de férias. Um pouco mais a montante, ao longo do rio Commewijne, fica a plantação Reynsdorp, onde o Museu Bakkie tem uma coleção impressionante de livros originais, gravuras, mapas e objetos, incluindo correntes de escravos.

Plantação de Bakkie, com, em primeiro plano, um caldeirão de ferro onde se cozinhava o sumo da cana-de-açúcar.
Plantação de Bakkie, com, em primeiro plano, um caldeirão de ferro onde se cozinhava o sumo da cana-de-açúcar.

6. Domburg / praia

Ao domingo, muitos habitantes de Paramaribo vão até Domburg para visitar o mercado semanal desta pequena vila, a mais de vinte quilómetros a sudeste da capital. Domburg tem uma localização fantástica junto ao rio Suriname e já foi uma grande plantação de café. A entrada dessa antiga plantação é uma praça acolhedora, rodeada por lindos árvores de mogno, pequenos cafés e restaurantes com esplanadas.

A partir de Domburg, podes apanhar um barquinho para atravessar até à antiga plantação de açúcar Laarwijk, que é atravessada por um belo riacho, onde podes ver várias aves e cobras e, quem sabe, até lontras-gigantes ou um peixe-boi.

Apetece-te dar um mergulho refrescante no rio Suriname? Então, conduz o teu carro alugado um pouco mais para sul. Mesmo antes da aldeia de Smal-Kalden, vais encontrar o White Beach Resort, com uma bela praia de areia.

7. Reserva Natural de Galibi

Um dos melhores locais para ver tartarugas marinhas a desovar é a reserva natural de Galibi, a 150 quilómetros a leste de Paramaribo. É famosa sobretudo pela imponente tartaruga-de-couro, a maior tartaruga marinha do mundo, mas também nidificam aqui outras espécies: tartarugas-de-sopa, tartarugas-oliva e tartarugas-careta. Durante a época alta (abril–agosto), podes fazer passeios de canoa guiados a partir de Albina para observar as tartarugas a nidificar ou ver os filhotes a rastejar até ao mar. A confluência do rio Marowijne com o Oceano Atlântico proporciona vistas espetaculares e condições ecológicas únicas que valem a pena descobrir.

A tartaruga-de-couro gigante põe os seus ovos na praia da reserva natural de Galibi, no Suriname.
A tartaruga-de-couro gigante põe os seus ovos na praia da reserva natural de Galibi, no Suriname.

Galibi é também o nome de uma aldeia nos arredores da reserva natural, habitada pelo povo indígena Kari’na (também conhecido como Karaïben). Lá podes aprender mais sobre artesanato e costumes tradicionais, e também há espetáculos de dança e música.

Outra sugestão é visitar o Tijgerbank, um banco de areia ao largo da costa, acessível de barco. É um dos poucos bancos de areia que o Suriname possui. Os outros bancos são principalmente de lama. É um sítio bonito para nadar e observar aves.

Não são acessíveis de carro alugado, mas são muito interessantes de visitar: as aldeias indígenas ao longo do rio Marowijne. A partir de Albina, podes alugar barcos com guia para subir o rio. Além disso, a partir de Albina, podes apanhar um ferry para atravessar até Saint Laurent du Maroni, na vizinha Guiana Francesa. A principal atração lá é a prisão, que ficou famosa pelo livro e pelo filme «Papillon».

8. Bigi Pan

Flamingos e íbis vermelhos na reserva natural de Bigi Pan.
Flamingos e íbis vermelhos na reserva natural de Bigi Pan.

Bigi Pan («grande lago») é uma enorme reserva natural com riachos, pântanos, mangais e selva, onde vivem mais de cem espécies diferentes de aves (migratórias). A partir de Paramaribo, atravessas uma zona agrícola (com barracas de fruta deliciosa à beira da estrada!) até Wageningen ou Nieuw-Nickerie. De ambas as localidades partem passeios de barco para a reserva natural. Em alternativa, podes ir de carro alugado até uma das pousadas ao longo do rio Nickerie, que também organizam passeios.

As zonas húmidas de Bigi Pan são o habitat de aves como os íbis vermelhos e os flamingos, que se alimentam nas lagoas pouco profundas. As florestas de mangue servem de berçário para peixes e camarões jovens. A reserva é ainda um refúgio para jacarés, peixes-boi e lontras-gigantes. Graças a esta diversidade, Bigi Pan tornou-se uma das áreas mais importantes do Suriname para a observação de animais selvagens.

9. Colakreek

Estás a viajar com crianças e queres deixá-las brincar na água de forma despreocupada e segura? Então vai até Colakreek, a cerca de uma hora de carro alugado de Paramaribo, mesmo ao lado do aeroporto de Zanderij. O riacho deve o seu nome à cor castanha da água, que, aliás, é causada pelo subsolo. A água em si é limpa. Há pequenos pavilhões onde te podes proteger do sol forte e podes alugar bicicletas aquáticas e boias. Para um almoço simples, podes ir à cafetaria, mas também há locais para fazer churrascos.

10. Parque Natural de Brownsberg

Uma placa dessas a indicar o limite de velocidade é um pouco desnecessária, porque vais muito mais devagar até ao topo do Brownsberg.
Uma placa dessas a indicar o limite de velocidade é um pouco desnecessária, porque vais muito mais devagar até ao topo do Brownsberg.

O Parque Natural de Brownsberg é um paraíso para os amantes da natureza e fica a 120 quilómetros a sul de Paramaribo. A partir da capital, demoras cerca de duas horas e meia a chegar lá de carro alugado. Os últimos 13 quilómetros até ao topo da montanha são um percurso cheio de aventura, para o qual precisas mesmo de um carro 4×4 alugado.

Uma vez no topo do planalto, há inúmeras trilhas na selva, algumas curtas e bastante fáceis, outras que exigem mais esforço, como a caminhada até Wittie Creek. As trilhas estão bem sinalizadas e, em alguns pontos, há cordas esticadas às quais te podes agarrar. Ficas rodeado pelo som de pássaros coloridos, como os tucanos. Também vais encontrar macacos-gritadores e sakis-de-costas-vermelhas.

A densa selva do Parque Natural de Brownsberg, com o lago de represa de Brokopondo ao fundo.
A densa selva do Parque Natural de Brownsberg, com o lago de represa de Brokopondo ao fundo.

O parque é conhecido pelas suas cascatas idílicas. As mais famosas chamam-se Leo e Princesa Irene, e podes visitar as duas num só dia. Na última cascata, podes dar um mergulho refrescante numa piscina de águas cristalinas. Menos fáceis, mas uma verdadeira experiência de floresta tropical, são os percursos lamacentos até às cascatas Mazaruni e Kombu. O cume do Mazaruni é bastante fácil de alcançar e oferece uma vista fantástica sobre a vasta selva e o lago de represa Brokopondo. É também um ótimo local para observar aves.

Podes passar a noite no parque em alojamentos rústicos, mas é aconselhável reservá-los com antecedência no escritório da Fundação para a Conservação da Natureza do Suriname (STINASU), em Paramaribo. Também há cabanas onde podes pendurar a tua própria rede. Além disso, há um restaurante simples no parque.

11. Brokopondo

O Afobaka Resort tem uma prainha junto ao rio Suriname, bem perto da barragem.
O Afobaka Resort tem uma prainha junto ao rio Suriname, bem perto da barragem.

Como já foi referido acima, Brownsberg fica junto ao grande lago de represa Brokopondo, que surgiu com a construção da barragem no rio Suriname. Ainda dá para ver que uma enorme área de floresta tropical foi sacrificada para isso, pelos troncos mortos que se projetam acima da superfície da água. Além disso, dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar a sua zona de habitação.

O Brokopondo está rodeado por floresta tropical e também as muitas ilhotas do lago estão cobertas de vegetação densa. Isso torna-o um habitat ideal para vários animais, incluindo micos-de-cabeça-de-morte, preguiças, araras, papagaios e outras espécies de aves coloridas. Em várias ilhotas, podes alugar alojamentos simples e, quase sempre, há caiaques disponíveis para fazeres belos passeios de remo. Outra atividade popular é a pesca, especialmente do tukunari (perca-olho-de-pavão).

12. Aldeias tradicionais ao longo do rio Suriname

As pousadas ao longo do rio Suriname têm uma vista paradisíaca.
As pousadas ao longo do rio Suriname têm uma vista paradisíaca.

Brokopondo é a porta de entrada para as florestas tropicais do Suriname, mas para as descobrires vais ter de deixar o carro alugado para trás. Podes conduzir até Atjoni, mas a partir daí o transporte só se faz por água. No pequeno porto há imensos barcos tradicionais de madeira (korjaals) que transportam passageiros para as várias aldeias e ilhas ao longo do curso superior do rio Suriname.

Ao longo das margens, encontras povoações da população indígena, mas também dos chamados «marrons». São descendentes de escravos africanos que conseguiram fugir das plantações. Fugiram para a densa selva e fundaram ali pequenas aldeias. Só podes fazer estes passeios acompanhado por um guia, que não só te vai dar a conhecer os costumes tradicionais, como também te pode contar tudo sobre a flora e a fauna que vês pelo caminho.

O curso superior do rio Suriname tem muitas corredeiras.
O curso superior do rio Suriname tem muitas corredeiras.

13. Cascatas de Raleigh / Voltzberg (é preciso um 4×4)

Pela ligação sul este-oeste, podes dirigir-te até à aldeia de Witagron. Atenção: esta é uma estrada de terra batida e precisas de um carro 4×4 alugado. Verifica também com a agência de aluguer local se podes circular por esta estrada. A partir de Witagron, só podes chegar às Cataratas de Raleigh de barco. É um passeio de cerca de três horas e, em ambos os lados do rio Coppename, podes apreciar a floresta tropical e os sons que a acompanham. O ecolodge, situado numa ilhota no rio, oferece alojamento em cabanas, mas também podes pendurar uma rede ou montar uma tenda num grande terraço coberto no telhado. Este lodge organiza passeios às cascatas e às corredeiras, onde te podes refrescar nas águas turbulentas.

As encostas nuas do Voltzberg, no Suriname.
As encostas nuas do Voltzberg, no Suriname.

A subida ao Voltzberg também começa nas margens do rio Coppename. É um percurso bastante exigente, em que vais subir por trilhos íngremes e, por vezes, escorregadios, no meio de uma densa floresta tropical. Também há trechos em que tens de te puxar com uma corda. Prepara-te para isso: vais precisar de bons sapatos de caminhada e de estar em boa forma! A vegetação densa acaba por dar lugar à subida íngreme do Voltzberg, de granito, que se eleva 240 metros acima da copa das árvores. Os teus esforços serão recompensados com uma vista panorâmica da selva vista de cima.

Nesta zona vivem vários animais: lontras-gigantes, tapires, tatus, preguiças, jaguares, todas as oito espécies de macacos do Suriname, a harpia, semelhante a um falcão, e o colorido galo-da-rocha laranja. Os sons que ouves à noite neste paraíso são inesquecíveis.

14. Cascatas Blanche Marie (é preciso um 4×4)

As cascatas de Blanche Marie, no oeste do Suriname.
As cascatas de Blanche Marie, no oeste do Suriname.

Se seguires de Witagron para oeste no teu carro 4×4 alugado, vais chegar ao desvio para as Cascatas Blanche Marie, no rio Nickerie. As corredeiras e as cascatas estendem-se por mais de cem metros. Os trilhos pela floresta tropical circundante levam-te a locais mais pequenos, como Eldorado e Edenval, onde podes nadar e pescar. Também vais encontrar jacuzzis naturais, locais onde a corrente forma redemoinhos suaves. E, claro, estás rodeado por todos os lados pelos sons da selva!

Conduzir pela esquerda

Talvez não esperasses, mas no Suriname conduz-se pela esquerda. Isso foi formalmente introduzido durante o domínio britânico (de 1804 a 1816) e nunca mais mudou. Nem mesmo quando a Holanda, a potência colonizadora, decidiu em 1906 introduzir a condução pela direita no seu próprio país. Segue as nossas dicas sobre a condução pela esquerda e vais ver que te habituas muito depressa. A grande maioria dos carros de aluguer no Suriname tem caixa automática, por isso já não precisas de te preocupar com as mudanças de velocidade.

Estradas no Suriname

As estradas pavimentadas no Suriname estão, em geral, em ótimo estado.
As estradas pavimentadas no Suriname estão, em geral, em ótimo estado.

Alugar um carro é uma das melhores formas de explorar o país, mas fica atento às condições das estradas no Suriname. Na capital, Paramaribo, pode haver bastante trânsito, mas fora da cidade costuma ser fácil circular. No entanto, tens de ter em conta os buracos na estrada, especialmente em zonas mais remotas. Especialmente na época das chuvas, podem surgir buracos repentinos na estrada (sinkholes). Tanto em estradas pavimentadas como não pavimentadas, podem surgir buracos grandes que ficam invisíveis após chuvas intensas. Mantém-te atento e respeita os limites de velocidade.

A estrada mais importante é a ligação leste-oeste que vai de Albina, na fronteira com a Guiana Francesa, passando por Paramaribo até Nieuw-Nickerie, na fronteira com a Guiana. Existe também uma ligação leste-oeste mais a sul, que atravessa o interior do Suriname, desde o aeroporto de Zanderij até à aldeia fronteiriça de Apoera, mas esta estrada é, na sua maior parte, de terra batida. A estrada de Afobaka é uma via importante que liga Paranam, junto ao rio Suriname, à barragem de Afobaka. Esta estrada tem dois ramificações: uma para Brokopondo e a outra para Brownsweg e Atjoni, que fica na margem sul do lago de represamento. O único troço de autoestrada do Suriname tem menos de dez quilómetros e liga o aeroporto internacional à estrada de Afobaka.

A ponte sobre o Mozeskreek, na ligação sul, de terra batida, que vai de leste a oeste.
A ponte sobre o Mozeskreek, na ligação sul, de terra batida, que vai de leste a oeste.

Para conduzir em Paramaribo e arredores, e pela estrada principal entre o leste e o oeste, basta um carro normal. Se quiseres ir para o interior, um carro alugado com tração às quatro rodas é mais adequado. Lá vais encontrar muitas estradas de terra batida, que ficam muito lamacentas durante a estação das chuvas.

A melhor altura para uma viagem de carro no Suriname

O Suriname tem um clima tropical quente e húmido. Chove durante todo o ano, mas o país tem dois períodos relativamente secos: do final de fevereiro até meados de abril e do final de agosto até ao início de dezembro. Esses são os melhores meses para fazeres uma viagem de carro alugado no Suriname. Maio, junho e julho são os meses com mais precipitação.

Por que alugar um carro no Suriname

O Suriname é um país com uma mistura única de belezas naturais, diversidade cultural e atividades emocionantes. É um destino fantástico se estiveres à procura de algo exótico, mas os transportes públicos são limitados. Por isso, alugar um carro é a forma mais prática de descobrir o Suriname. Além disso, podes parar onde e quando quiseres. Estás a passar por uma aldeia simpática? Pára lá! Queres observar aves bem cedo de manhã ou, pelo contrário, apreciar o pôr-do-sol à noite? Ao alugares um carro, tens a máxima liberdade, conforto e flexibilidade.

Em estradas de terra batida, precisas de um 4x4 e compra um bom mapa em Paramaribo para te orientares, porque nem todas as estradas estão indicadas no Google Maps.

Esperamos que as nossas dicas sobre locais a visitar no Suriname te tenham inspirado a visitar este país maravilhoso. Reserva hoje mesmo o teu carro de aluguer no Suriname, no aeroporto ou em Paramaribo, e descobre este país versátil à tua maneira!

  1. Início
  2. Alugar um carro no Suriname: percursos, parques naturais e dicas práticas