Um carro vale, geralmente, bastante dinheiro. Não é para admirar que as locadoras lhe peçam uma certa garantia antes de lhe entregar aquele belo carro de aluguer. O valor da caução, ou seja, a caução, constitui na verdade uma garantia para a empresa que lhe empresta o carro. A mesma representa uma segurança de reembolso, por exemplo, para danos/prejuízos ou furto/roubo, mas também para multas de trânsito.
A quantia a pagar depende de vários fatores. Por exemplo, do tipo de carro que aluga; um Fiat Panda é menos valioso que um Audi A6. O valor da caução depende também de:
A locadora a quem aluga o carro
O país ou países para onde irá viajar
A política de combustível
A franquia
Eventuais extras como, por exemplo, GPS ou assentos para criança
O valor exato que deverá pagar pela caução vem expresso nas condições da sua reserva. Desse modo não haverá lugar para surpresas.
Ao recolher o carro de aluguer, paga também a caução. Tal significa que essa quantia é reservada no seu cartão de crédito. Por isso, apenas poderá pagar a caução com um cartão de crédito que esteja no seu próprio nome. Atenção: atualmente, quase todos os cartões de crédito têm um código pin. O mesmo é frequentemente necessário para o pagamento da caução, por isso certifique-se que o tem consigo. Ou que o conhece de cor, é claro.
No momento da entrega do carro de aluguer, o mesmo é verificado quanto a eventuais danos ou outras deficiências. Não são constatadas anormalidades? A quantia anteriormente reservada no seu cartão de crédito será, então, novamente libertada. Poderá demorar até 20 dias úteis até que tal apareça no extrato do seu cartão de crédito. Isso depende da empresa do seu cartão de crédito.
Atenção: nem todos os cartões de crédito são aceites nas empresas de aluguer. Os cartões de crédito mais conhecidos como Visa e Mastercard, são aceites, mas Amex e Diners, por exemplo, nem sempre são aceites. Os cartões pré-pagos e os cartões de débito também não são aceites frequentemente. Nas condições gerais da sua reserva, poderá ver quais os cartões de crédito aceites pela sua locadora.
Atenção: os cartões de crédito têm um plafond. Poderá acontecer que a caução necessária seja superior ao plafond do seu cartão de crédito. Nesse caso, entre previamente em contacto com a empresa do cartão de crédito para aumentar o plafond. Com a maioria dos cartões de crédito, é também possível depositar dinheiro e aumentar a margem disponível sem aumentar o plafond.
Infelizmente, é claro que poderá acontecer que não devolva o carro totalmente isento de danos. Quer se trate de um pequeno arranhão, de um pneu furado ou caso o carro tenha sido furtado. O que, nesse caso, acontece à sua caução depende dos seguros que subscreveu, e da forma como a franquia foi organizada. Leia mais nesta página a respeito de seguros e franquias.
Tudo sobre seguros & deduções
A caução parece-lhe uma complicação? Mas tal não é o caso. Tudo o que necessita de saber está sempre indicado nas condições de aluguer que lhe são enviadas por e-mail, aquando à sua reserva. Aí poderá ver exatamente qual o valor da caução a pagar, e qual a sua franquia. Por isso, leve sempre consigo uma cópia das condições de aluguer quando for recolher o carro; isso evita confusão e discussões desnecessárias com a empresa de aluguer.
Qual o seguro a escolher e como lido com o depósito? Leia os nossos artigos com informações e dicas úteis e certifique-se que opta pelo carro de aluguer que melhor se lhe adequa.