EUR (€) (PT)
  • Deutsch
  • Vlaams
  • Svenska
  • Nederlands
  • English (US)
  • Français
  • Español
  • Italiano
  • Dansk
  • Norsk
  • English (UK)
  • Suomi
  • Português
  • Polski
  • Deutsch (CH)
  • Deutsch (AT)
    • Avaliações dos Clientes 8.5 / 10
  • Empresa de aluguer de carros desde 2005
17 de julho de 2024

Acordo de combustível no aluguer de um automóvel

Política de combustível para veículos de aluguer: prós e contras

Se alugar um carro, este vem sempre acompanhado do que se chama uma política de combustível. Esta também é chamada de política de combustível e as empresas de aluguer de automóveis têm regulamentos diferentes. Se estiver à procura de um carro alugado, é importante olhar para as regras de reabastecimento quando devolver o carro alugado. Algumas disposições podem ser muito desfavoráveis. No entanto, por vezes, pode escolher uma opção menos vantajosa porque é mais conveniente para a sua situação. Por isso, listámos as opções e as suas vantagens e desvantagens para si.

.

1. Opção mais barata: cheio = cheio

A política de combustível mais barata é - felizmente - também a mais comum: recebe o carro alugado com o depósito cheio e, quando o devolve, o depósito deve estar novamente cheio. Certifique-se apenas de que o depósito está realmente cheio antes de partir. Se não estiver e o depósito estiver apenas três quartos ou meio cheio? Então, faça constar esse facto no contrato e tire também uma fotografia do indicador de nível de combustível. Poderá então provar por que razão devolve o veículo alugado com um depósito que não está totalmente cheio. A propósito, com a regra "cheio = depósito cheio", a maioria das empresas de aluguer certificam-se de que o depósito está realmente cheio.

Certifique-se de que pode devolver o veículo alugado com o depósito cheio. Não será o primeiro a não o fazer, por falta de tempo ou por outras razões. O carro será então reabastecido pela empresa de aluguer, que lhe cobrará não só o preço do combustível (muitas vezes muito mais elevado), mas também os "custos de serviço". Evite esta situação: reserve tempo suficiente para todo o processo de devolução. Isto inclui verificar antecipadamente o percurso até à estação de serviço mais próxima (num raio de 10 quilómetros do local de devolução). Guarde o recibo da última vez que abasteceu e tire uma fotografia do indicador de nível de combustível. Esta última especialmente se devolver o carro alugado fora do horário de expediente da agência de aluguer ou se tiver alugado um carro cuja chave obtenha através de um automático e o devolva.

Quando full = cheio, só paga o combustível que realmente consumir. Porque este é o acordo de reabastecimento mais justo e favorável, todos os nossos carros com a etiqueta Worry-Free têm esta política de combustível.

2. Por vezes mais conveniente: levantar cheio, devolver vazio

Com esta política de combustível, recebe o carro alugado com o depósito cheio e devolve-o vazio. À primeira vista, parece uma boa opção, mas não é. Em primeiro lugar, paga o depósito cheio à tarifa da empresa de aluguer de automóveis (normalmente desfavorável), muitas vezes acrescida de "taxas de serviço". Em segundo lugar, é difícil calcular quando o depósito estará vazio e, em todos os casos, restará alguma gasolina ou gasóleo quando devolver o carro. Isto é especialmente verdade se alugar um carro apenas por um curto período de tempo e não esvaziar o primeiro tanque.

Por outro lado, não tem de procurar uma estação de serviço imediatamente antes de devolver o carro. Portanto, esta opção pode ser conveniente se não quiser perder tempo ao devolver o carro alugado. Também pode escolher esta opção se já sabe que vai devolver o veículo alugado fora do horário de funcionamento da agência. Isto porque depois nunca poderá haver qualquer discussão sobre a quantidade de combustível no depósito.

Em muito poucos casos, o depósito cheio é "grátis" no momento do levantamento. Provavelmente não o surpreenderá que, nesses casos, o preço do aluguer do veículo seja normalmente mais elevado. Por outras palavras, o depósito "gratuito" está incluído no preço do carro alugado.

3. Não é tão conveniente: Levantar vazio, devolver vazio

Com este acordo, recebe um carro de aluguer com um depósito "vazio". Não completamente vazio, claro, ou não conseguirá ir embora. Mas tem de procurar imediatamente uma estação de serviço e, se alugou um carro num aeroporto, isso significa a estação de serviço do aeroporto, onde os preços do combustível tendem a ser mais elevados. Dependendo do número de quilómetros que vai percorrer, tem de prestar muita atenção ao número de galões de gasolina ou gasóleo que encheu no último reabastecimento. Já não tem de ir à bomba de gasolina imediatamente antes de devolver o carro alugado, mas é claro que o depósito nunca está completamente vazio.

4. Estranho: voltar com a mesma capacidade do depósito

Com esta política de combustível, pode conduzir uma grande distância e encher o depósito apenas depois de encontrar uma bomba de gasolina barata. No entanto, esta não é uma opção conveniente. É praticamente impossível devolver o carro alugado com exatamente a mesma quantidade de combustível que tinha quando o levantou. Além disso, pode sempre haver uma discussão sobre o nível exato de enchimento do depósito. Se a empresa de aluguer considerar que o depósito não está suficientemente cheio, irá "atestar" o combustível, obviamente a um preço elevado e com uma taxa de "serviço" em cima.

5. Como funciona a "política de combustível" com carros de aluguer eléctricos?

Se alugar um carro elétrico, algumas coisas funcionam de forma diferente do que com um carro tradicional. Por exemplo, um carro elétrico não tem um depósito, mas sim uma bateria, e esta quase nunca está carregada a 100%. De facto, é fortemente desaconselhado carregar totalmente a bateria de um automóvel elétrico. Neste caso, aplica-se a regra 80/20: não deixar o nível da bateria descer abaixo dos 20% e não ultrapassar os 80%. Normalmente, tem de devolver um automóvel alugado com o nível de carga existente no momento do levantamento. O contrato deve indicar esse nível e tirar uma fotografia do painel de instrumentos que o mostre. Verifique com antecedência se existe uma estação de carregamento perto do local de devolução. Tenha em conta o tempo necessário para recarregar o veículo. A empresa de aluguer determina qual a política de combustível aplicável ao automóvel que escolheu e nós não podemos alterá-la. Pense por si mesmo se o carro vale a pena a política desfavorável ou compare outros carros na nossa oferta. No nosso sistema de pesquisa, pode marcar a caixa 'Política de combustível favorável', que lhe mostrará apenas carros de aluguer com a política de combustível completo = cheio.

Além da política de combustível, quais são os benefícios do Worry-Free?

Apenas os melhores carros recebem o rótulo Worry-Free de nós. Isso significa que, entre outras coisas, eles cumprem a política de combustível total = total, mas também que a empresa de aluguer obtém uma classificação alta, a franquia é coberta e você pode dirigir um número ilimitado de milhas sem nenhum custo extra. Temos um artigo separado com informação alargada sobre o Worry-Free .

  1. Início
  2. Acordo de combustível no aluguer de um automóvel