Atualizado a: 16 de abril de 2026 – com novas paragens e dicas de viagem atualizadas
A distância entre a capital portuguesa, Lisboa, e a cidade do norte, o Porto, pode ser percorrida de carro em pouco mais de três horas. Mas porquê apressar-te? Para descobrires a beleza pura de Portugal, o melhor é alugares um carro e percorreres a distância entre as duas cidades em etapas curtas.
O percurso passa por uma paisagem montanhosa e por estradas sinuosas ao longo do mar, da praia, das vinhas e dos sobreiros. Vais visitar aldeias tranquilas e vilas pitorescas e conduzir até falésias com miradouros deslumbrantes. Este blogue descreve o percurso de Lisboa até ao Porto, a norte, mas claro que também podes fazê-lo no sentido inverso.
Quando chegares à capital portuguesa, aconselhamos-te a não entrares logo no carro alugado, porque Lisboa é uma cidade animada onde podes passar uns dias fantásticos. A cidade montanhosa tem bairros antigos e cheios de charme, como Alfama e o Bairro Alto, com ruelas estreitas, cafés e restaurantes.
Aproveita os encantos de Lisboa: a comida e o vinho, os sons melancólicos do fado e as vistas sobre o Tejo. Depois de alguns dias em Lisboa, está na hora de começares a tua viagem de carro.
Sim, é uma cidadezinha super fotogénica e bem compacta. Estaciona junto aoPosto de Turismo e caminha 5 a 7 minutos até ao centro. É um passeio curto e agradável, e podes apreciar logo as muralhas e o castelo.
Por que vale a pena parar: muralhas medievais + castelo, perfeito para um passeio curto.
Estacionamento: mesmo em frente ao portão principal da cidade, a Porta da Vila, há grandes parques de estacionamento gratuitos.
Tempo no local: 1–1,5 horas (passeio + café).
Melhor altura: antes das 10h ou depois das 16h (menos gente, luz mais suave).
Com crianças: o passeio pelas muralhas é divertido, mas as muralhas da cidade são estreitas, por isso mantém sempre os mais pequenos pela mão.
Opção para dias de chuva: um passeio curto pela cidade + licor de cereja numa chávena de chocolate.
Dica: vai até à cidade costeira de Peniche, com as suas formações rochosas caprichosas, como a Varanda de Pilatos.
Seguir viagem: 40 km / 35 min até à Nazaré pela A8.
Sim, pelas falésias e (no inverno) pelas ondas gigantes. Os lugares de estacionamento na parte alta da cidade (Sítio) são escassos.
Por que parar: o icónico Farol da Nazaré + vistas sobre as amplas praias douradas de ambos os lados.
Estacionamento: se já não houver lugares de estacionamento no Sítio, podes estacionar na Praia do Norte.
Tempo no local: 1–1,5 horas (miradouros + paragens para tirar fotos).
Melhor altura: outono e inverno para ver ondas altas; no verão: final da tarde para aproveitar a luz.
Com crianças: fica nas falésias atrás das grades, porque costuma soprar um vento forte.
Opção em caso de chuva: pequenas exposições no forte / café no Sítio.
Dica: se fores às praias da Costa de Prata, considera a encantadora estância balnear de São Martinho do Porto.
Seguir em frente: 15 km / 20 min até Alcobaça.
Sim, aqui há um mosteiro classificado pela UNESCO com impressionantes túmulos reais. Podes estacionar nas proximidades e chegar a pé à entrada em 2 a 5 minutos.
Por que vale a pena parar: o Mosteiro de Alcobaça, do século XII, com uma igreja gótica e claustros.
Estacionamento: pago na Praça 25 de Abril (ao lado do mosteiro) ou gratuito no parque de estacionamento um pouco a leste do mosteiro.
Tempo de visita: 1–1,5 horas (igreja + mosteiro).
Melhor altura: de manhã (mais tranquilo) ou na pausa para o almoço, para tirares fotos.
Com crianças: à volta da grande praça junto ao mosteiro há cafés pitorescos, lojas de chocolates e gelatarias.
Opção em caso de chuva: o mosteiro é, na sua maior parte, coberto.
Dica: procura a porta extremamente estreita que dá acesso ao refeitório; se um monge não coubesse por ali, não podia comer!
Seguir viagem: 19 km / 25 min até Batalha.
Sim, há vários lugares de estacionamento gratuitos à volta do complexo. Estaciona o teu carro de aluguer a norte ou a sul do mosteiro e caminha 3–6 min até à entrada.
Por que vale a pena parar: o Mosteiro da Batalha, no típico estilo manuelino português + as Capelas Inacabadas.
Estacionamento: estacionamento pago junto ao mosteiro, estacionamento gratuito a cerca de 300 metros a leste do mesmo.
Tempo de visita: 1–1,5 horas.
Melhor altura: à tarde, para aproveitar o sol na fachada.
Com crianças: há um pátio aberto onde as crianças têm muito espaço para brincar.
Opção em caso de chuva: o complexo é, na sua maior parte, coberto (exceto junto às capelas).
Dica: vai até ao miradouro do Anfiteatro Natural e às cascatas de Fórnea, um pouco a sul de Batalha.
Seguir viagem: 20 km / 30 min até Fátima (pela N356).
À volta do santuário há grandes parques de estacionamento gratuitos. Dependendo do local onde estacionares, demoras entre 5 a 10 minutos a pé até à enorme praça. Esta é pedonal, o que a torna ideal para ires com crianças.
Por que vale a pena parar: basílicas, capela das aparições, ambiente de peregrinação.
Estacionamento: Há vários parques de estacionamento numerados (Parques do Santuário); nos dias festivos, pode ser difícil encontrar um lugar livre.
Tempo de visita: 1–1,5 horas (basílicas + praça).
Melhor altura para visitar: de manhã, antes de ficar muito movimentado; à noite, fica lindamente iluminado; fica muito cheio a 13 de maio e a 13 de outubro, porque é quando há peregrinações.
Com crianças: uma grande praça sem carros, o que é ideal para as crianças, mas nos dias festivos fica muito cheia.
Opção para dias de chuva: basílicas e espaços do museu.
Dica: a 20 minutos de carro de Fátima fica o enorme sistema de grutas de Mira de Aire, onde desces 120 metros nas profundezas da terra.
Seguir viagem: 30 km / 25 min até Tomar (pela A13).
Claro, é um dos mais belos mosteiros-castelo de Portugal. Estaciona perto do mosteiro ou no sopé da colina e caminha 5–12 min até ao portão. É fácil de fazer, mesmo com crianças.
Por que parar: o Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO, e o castelo nas proximidades, a janela manuelina de Tomar, a história dos Templários.
Estacionamento: dois parques de estacionamento com vagas limitadas bem perto do convento; uma alternativa é estacionar em Tomar e subir a pé.
Tempo no local: 1,5–2 horas (o complexo é grande).
Melhor altura: de manhã (faz menos calor na colina).
Com crianças: os jardins e as muralhas são divertidos, mas é preciso ter cuidado com as escadinhas pequenas e, por vezes, íngremes.
Opção em caso de chuva: há muitos espaços interiores, mas não te esqueças de levar um casaco para a visita.
Dica: um pouco a oeste de Tomar, podes passar de carro alugado por grande parte do aqueduto que abastecia o mosteiro de água.
Seguir viagem: 86 km / ~60 min até Coimbra (A13 → A1).
Estaciona na baixa e sobe a pé ou de funicular até à zona histórica de Coimbra, que é de tráfego restrito. Da baixa, são 10–15 minutos a pé até ao campus da universidade.
Por que parar: Biblioteca Joanina, universidade, ambiente universitário.
Estacionamento: Junto ao Mercado Central, onde também fica o elevador para o teleférico. É mais barato estacionar do outro lado do rio, ao lado do estádio, ou no grande parque de estacionamento do Convento de São Francisco.
Tempo no local: 1,5–2,5 horas (campus + centro histórico).
Melhor altura: depende do horário que reservaste para a biblioteca (faz isso com antecedência online).
Com crianças: combina a visita ao campus com uma ida ao parque infantil no parque junto ao rio.
Opção para dias de chuva: biblioteca, Museu da Ciência.
Dica: à noite, vai ver um espetáculo de fado; o fado de Coimbra é um subgénero deste estilo musical melancólico.
Seguir viagem: 64 km / 60 min até Aveiro (pela N1 e N235)
Não é assim tão difícil, há grandes parques de estacionamento no centro: o Rossio e o Fórum Aveiro são os mais práticos (a 3–8 min a pé).
Porquê parar: passeio num barco tradicional (moliceiro), casas em estilo Art Nouveau ao longo dos canais.
Estacionamento: Rossio e Fórum Aveiro (ambos subterrâneos, 24 horas por dia, 7 dias por semana); nos arredores da cidade, junto à ponte pedonal Ponte dos Botirões, há um grande parque de estacionamento gratuito.
Tempo no local: 1,5–2 horas (passeio de barco + passeio a pé).
Melhor altura: tarde/pôr do sol para tirares fotos nos cais.
Com crianças: o passeio de barco é ideal; dá para combinar bem com um gelado junto ao canal.
Opção para dias de chuva: Museu de Arte Nova + café no centro comercial.
Dica: a caminho do Porto, visita o Geoparque de Arouca, que tem, entre outras coisas, uma longa ponte suspensa sobre um vale profundo.
Continuar a viagem: 74 km / 50 min até ao Porto pela A1.
Alugar um carro é a melhor maneira de partir do Porto para explorar o Vale do Douro, que começa na pequena vila de Mesão Frio. Segue pela N222 ao longo da margem sul do rio. Esta estrada é conhecida pelas vistas de cortar a respiração sobre as vinhas e o terreno ondulado e montanhoso da região. O percurso passa por várias cidades e aldeias pitorescas, como o Peso da Régua e o Castelo de Paiva, e tornou-se assim um dos percursos mais emblemáticos e procurados por quem quer descobrir a beleza natural e o património cultural da região do Douro.
Não, porque todos os carros de aluguer em Portugal já vêm equipados com um dispositivo eletrónico de portagem (Via Verde). Isso é obrigatório por lei.
Com o Via Verde, pagas automaticamente as portagens nas autoestradas portuguesas. Se alugares um carro em Portugal, não precisas de tratar de nada, porque as empresas de aluguer são obrigadas a fornecer transponders Via Verde nos seus carros.
Algumas empresas de aluguer oferecem o transponder de graça e, nesse caso, só pagas as portagens. Outras cobram uma tarifa diária pelo transponder, mas há um limite máximo. Se não tiveres circulado numa autoestrada com portagem durante o período de aluguer, recebes de volta o valor do aluguer do transponder.
Isso depende muito da estrada que percorreres e, claro, da distância. Calcula cerca de 8 cêntimos de euro por quilómetro. Para saberes exatamente quanto vais pagar de portagem, podes introduzir o ponto de partida e de chegada da tua viagem no site da Via Verde. Este site também apresenta opções de percursos alternativos e mais baratos.
Aliás, não é difícil evitar as estradas com portagem. Muitas vezes, há uma estrada gratuita mais ou menos paralela, mas a viagem demora um pouco mais.
Portugal é um país muito adequado para crianças, mas os seguintes locais são especialmente adequados, porque o centro é compacto e tem pouco trânsito: Óbidos, Aveiro e Coimbra.
Em muitos sítios em Portugal podes estacionar de graça. Às vezes tens de pagar por um lugar perto de um ponto turístico, mas na maioria das vezes podes estacionar o teu carro alugado de graça não muito longe dali.
Sim, há atrações e atividades alternativas para quando chove. Pensa, por exemplo, no mosteiro de Alcobaça, na Biblioteca Joanina (é preciso reservar) em Coimbra e no grande centro comercial ou no museu de Art Nouveau em Aveiro.
Podes ver o pôr-do-sol ao longo da costa na Nazaré ou ao longo dos vários canais de Aveiro, também conhecida como «a Veneza de Portugal».
Imaginamos que, depois da viagem de carro de Lisboa ao Porto (ou vice-versa), não te apeteça voltar ao ponto de partida. Isso é ótimo, porque estas duas cidades são frequentemente combinadas para o chamado aluguer de carro só de ida. Por uma pequena taxa, devolas o carro alugado no destino final!
Esperamos ter-te inspirado a descobrir o maravilhoso Portugal entre Lisboa e o Porto. Escolhe tu mesmo por onde queres começar e aluga um carro em Lisboa ou procura um carro de aluguer no Porto.
Para uma viagem de carro sem preocupações em Portugal, opta por um carro de aluguer com o nosso selo «Worry-Free». Não tens de te preocupar com nada, porque estes carros têm:
Quilometragem ilimitada
A melhor política de combustível (cheio=cheio)
Sem caução desnecessariamente elevada
Empresas de aluguerde confiança
Qual o seguro a escolher e como lido com o depósito? Leia os nossos artigos com informações e dicas úteis e certifique-se que opta pelo carro de aluguer que melhor se lhe adequa.